domingo, 25 de março de 2012

U.D.R. ALGÉS 6 U. COIMBRA 3


Algés aproveitou bem as nossas fragilidades defensivas e goleou

SURPRESA? SÓ PARA QUEM NÃO ASSISTIU!

Jogo no Campo Dr. Simões Alves, em Algés.
U. Coimbra: Jorge, Monteiro, Vítor Oliveira, Pinto, Freitas, Amado, Paulo Fonseca, Pedro Maria, Luís Augusto, Trindade e Jorge Alexandre.
Jogaram ainda: Teixeira, Murta e Joaquim.
Outras presenças: Marcelino, Ramiro, Loureiro, Abel Monteiro e Cortez.
Ao intervalo: 3-1.
Marcadores: Paulo Fonseca e Luís Augusto (2).

O saudoso jornalista desportivo Jorge Perestrelo diria, decerto, deste jogo: "é disto que o meu povo gosta", uma das frases que mais o celebrizaram. De facto, um jogo com nove golos, futebol de ataque e inúmeras ocasiões de golo, como este entre a nossa equipa e os veteranos do Algés, fazem as delícias dos amantes do futebol. Esta foi a nossa 3ª derrota... e só nos podemos queixar de nós próprios. Frente a uma equipa bem mais nova, desperdiçámos muitas oportunidades de golo e demos, "de mão beijada", alguns golos aos lisboetas. Uma primeira parte mais equilibrada mas com falhas comprometedoras na nossa defensiva, ditaram o resultado ao intervalo: 3-1. De destacar o grande golo de Paulo Fonseca, um autêntico "missil" dirigido à baliza de Paulo.
Na segunda parte, e com a equipa da casa já em clara quebra física, dominámos o jogo, rematámos por duas vezes aos "ferros" da baliza, chegámos aos 4-3 mas, de novo, facilidades defensivas nos últimos minutos, elevaram o "placard" à "meia-dúzia", resultado justo mas penalizador para a nossa equipa.
As energias gastas no jogo foram renovadas numa excelente e animada "3ª parte" na qual se destacou a boa disposição dos anfitriões.
Um agradecimento especial a Jorge, guarda-redes dos veteranos do Esperança, que colaborou connosco neste jogo.


Em Algés fomos goleados e sofremos a terceira derrota da época

segunda-feira, 19 de março de 2012

U. COIMBRA 4 S. L. MARINHA 3

DO "PARAÍSO" AO "INFERNO" EM 45 MINUTOS


Depois da possibilidade de golear, acabámos com "o credo na boca"


Marinhenses não "baixaram os braços" e fizeram-nos sofrer

Jogo no Estádio Sérgio Conceição.
Árbitro: Carlos Rafael.
Auxiliares: Andreia Oliveira e Rui Simões
Ao intervalo: 3-1.
Golos: Luís Augusto (2) e Fernando Martins (2) pelo União e Fábio, Pedro e Sérgio pelo S. L. Marinha.

Na recepção aos veteranos do S. L. Marinha a nossa equipa mostrou "duas caras". No primeiro tempo a possibilidade da goleada esteve iminente e depois, na segunda parte, tivemos que "suar as estopinhas" para segurar o resultado e vencer pela margem mínima. Começamos bem o jogo, com a equipa a circular muito bem a bola e a marcar logo no início. Aos seis minutos de jogo já vencíamos por 2-0. Os marinhenses tinham muita dificuldade em suster o nosso caudal ofensivo e atingiu-se o intervalo com 3-1, tendo ainda Luís Augusto falhado uma grande penalidade.
O segundo tempo foi completamente diferente. Com as substituições operadas a nossa equipa foi perdendo a eficácia colectiva anterior e a equipa de Mário Madeira foi acreditando que era possível outro resultado. Abnegados, e com muito mérito, passaram a domoninar as operações. Foi a vez de Pedro Marques brilhar perante o "assalto" marinhense à sua baliza. A obtenção de mais dois golos premeia a ambição da equipa da Marinha Grande, mas a nossa vitória é justa, principalmente pelo que fizemos na primeira parte. A equipa de arbitragem esteve em bom plano.

fotos do blog do S.L.Marinha
veteranossportlisboaemarinha.blogspot.com/

Carlos Rafael na cerimónia da escolha de campo


Luís Augusto prepara-se para marcar, de "trivela", um dos seus golos


Um dos momentos mais esperados nos nossos jantares é o sorteio realizado pelos nossos eficientíssimos "técnicos de equipamentos", José Cortez e Abel Monteiro. Como os prémios em sorteio eram bastante aliciantes, realizado o sorteio, houve várias pessoas a reclamar os mesmos. A "confusão" estava instalada. Este é um dos momentos de boa disposição e sã camaradagem.


Freitas entrega lembranças a Lopez, o representante do S.L.Marinha
O nosso capitão agradeceu a presença do S. L. Marinha e considerou que "o jogo nos correu bem" e "que estiveram 3 excelentes equipas em campo". Mais à frente o nosso nº 8 considerou que "o resultado se aceita mas o mais importante é o convívio".
Lopez, por parte do S. L. Marinha, considerou "ser um enorme prazer jogar com o União de Coimbra" e que estes jogos "permitem recordar outras partidas do passado".
Lopez adiantou que o nosso núcleo "representa bem o espírito veterano" e manifestou a vontade de "continuarmos a jogar no futuro".

quarta-feira, 14 de março de 2012

VOTOS DE MELHORAS

Para o Miranda, o Zeca e o Arcanjo o núcleo deseja rápidas melhoras dos problemas de saúde que os afectam e que rapidamente voltem ao nosso convívio.
Saudações veteranas



segunda-feira, 12 de março de 2012

AC. ESPINHO 0 UNIÃO DE COIMBRA 3


O Ac. Espinho foi derrotado em casa


Marcelino, Loureiro, Taborda, Vítor Sá, Luís Augusto, Vítor Oliveira, Teixeira, Pedro, Vítor Duarte, Ramos, Cortez, Abel e Mendes, em cima.
Pedro Maria, Freitas, Paulo Raquete, Fernandes, Trindade, Xico Sousa, Monteiro, Murta, Minas e Joaquim, em baixo.

Ao intervalo: 0-2.
Marcadores: Luís Augusto (2) e Paulo Raquete.

SOFRER PARA VENCER

Num excelente relvado sintético conquistámos uma vitória difícil, num jogo em que o calor foi, também, um forte opositor.
A equipa da casa entrou melhor no jogo e beneficiou de duas flagrantes oportunidades de golo mas Pedro Marques, com excelente defesa, impediu que inaugurassem o marcador.
A partir dos 15 minutos de jogo começámos a tomar conta do jogo, com o nosso meio-campo a dominar os acontecimentos, sob a batuta de Paulo Raquete. Este excelente médio proporcionou a Lùís Augusto a marcação dos dois primeiros golos. Este foi o nosso melhor período de jogo.
Na segunda parte a equipa espinhense voltou ao ataque e obrigou, de novo, Pedro Marques a trabalho apurado. Sofremos alguma pressão e tentávamos ténues e insípidos contra-ataques, num dos quais conseguimos dilatar o marcador através de Paulo Raquete.
(compilação de texto de Pedro Maria)

segunda-feira, 5 de março de 2012

18º ANIVERSÁRIO (1994 - 2012)



"SEI QUE ESTÁS EM FESTA, PÁ... FICO CONTENTE..."
Esta poderia ter sido a dedicatória cantada por Chico Buarque ao nosso núcleo, na passagem do 18º aniversário. O dia de sábado, 3 de Março, foi muito preenchido. De manhã cedo rumámos ao Pavilhão do clube, onde descerrámos uma placa comemorativa dos 40 anos da subida à 1ª divisão da equipa senior. Com a presença de muitos veteranos, familiares e alguns dos campeões homenageados a cerimónia foi realizada com "pompa e circunstância".


Teixeira, Freitas, Baptista e Abel, em primeiro plano

Vitor Oliveira é o centro das atenções... o que é que estará a contar?


Carlinhos, o ex-capitão da equipa homenageada, e Trindade descerram a placa


Esta é a placa que homenageia a equipa que "escreveu"
uma das mais belas páginas da vida do clube

RESULTADO MAIS QUE "PREVISÍVEL"
Do "programa das festas" constava, seguidamente, um jogo de futebol entre o nosso vasto plantel. Vítor Oliveira e Cândido, dois dos elementos também homenageados, foram "treinadores por um dia" e escolheram as suas equipas. Foi uma partida muito equilibrada e com um resultado final mais que previsível (2-2), empate com que, normalmente, terminam estes amigáveis. E nem foi preciso "inventar" nenhum penalty... Para a história ficam os marcadores dos golos: Trindade e Murta pela equipa "Os amigos de Cândido" e Maná e Fernando Martins pelos "Amigos de Vítor Oliveira".

Seabra, Cândido, Vítor Oliveira e Zé Vítor deram o "pontapé-de-saída"

A equipa d' "Os amigos de Vítor Oliveira"

A equipa d' "Os amigos de Cândido"


Os campeões homenageados, presentes no nosso aniversário:
Carlinhos, Zé Vítor, Cândido, Seabra, Vítor Oliveira, Niza, Baptista e Marcelino.

ALMOÇO NO RESTAURANTE "BRASIL AO PESO"
Cerca de 90 pessoas estiveram presentes no almoço de aniversário. Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia dos Olivais e ex-treinador da equipa homenageada, Horácio Antunes, presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Nuno Vicente, em representação do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra foram convidados de honra para este evento. Estiveram igualmente presentes os antigos presidentes do clube Júlio Ramos e Aurélio Santos, entre outros antigos dirigentes do clube.

Fernando Regêncio e Francisco Andrade

Trindade, Horácio Antunes e Carlinhos


Veteranos e familiares festejaram mais um aniversário do núcleo


UMA SURPRESA AO ALMOÇO

Aurélio dos Santos guardou-a durante 40 anos.
Num singular gesto de grande dimensão humana e desportiva
o ex-presidente do clube "devolveu" a Carlinhos a camisola
que este envergara no jogo do título, em Tomar.

DISCURSOS COM DENOMINADOR COMUM
No final do almoço, e antes da cerimónia do "corte do bolo", usaram da palavra Francisco Andrade, Fernando Regêncio e João Trindade. As três intervenções tiveram um denominador comum, ou seja, a actual e bastante problemática situação do clube. Francisco Andrade, com um discurso muito contundente, colocou "o dedo na ferida" na forma como o nosso clube chegou à situação actual. Fernando Regêncio, na qualidade de presidente da Mesa da Assembleia Geral, com um discurso muito emotivo, alertou para a realidade bastante complicada do nosso emblema mas, apesar disso, relembrou o prémio instituído pela Câmara Municipal de Coimbra aos escalões de formação do clube.
Por fim João Trindade, depois dos agradecimentos a todos os presentes e de um breve resumo da vida do núcleo, a deixar no ar a esperança de um final feliz para o clube.

Cortez, Carlinhos e Zé Vítor cortaram o bolo de aniversário, gentilmente
oferecido pelo restaurante "Brasil ao peso"

A acordeonista Joana Reis abrilhantou o final da festa e "inundou" as duas salas de música e simpatia.

Os simpáticos e profissionalíssimos funcionários do "Brasil ao peso" também ajudaram à festa

quinta-feira, 1 de março de 2012

U. COIMBRA 5 CERNACHE 0

VITÓRIA SEM MARGEM PARA DÚVIDAS
O estádio Sérgio Conceição foi palco de mais um jogo dos nossos veteranos, desta feita com a recepção à equipa de Cernache. No primeiro jogo, em Cernache, a escassa vitória por 2-1 fazia antever um jogo com algum grau de dificuldade. No entanto, uma entrada da nossa equipa "a todo o gás" possibilitou a obtenção de dois golos através de grandes penalidades cometidas sobre o veloz Jorge Alexandre.
Com uma defesa coesa (e um guardião que dá confiança), um meio-campo apoiado e uma linha avançada perigosa dominámos a primeira parte. Com as linhas bastante juntas circulámos a bola pelos diversos sectores, servindo com a propósito o nosso ataque.
No segundo tempo reforçámos o ataque com a entrada de Luís Augusto e, com um meio-campo "recheado" de técnica, voltámos a criar inúmeras oportunidades de golo, que o guarda redes contrário ia negando. Apesar disso, Pedro Maria, Paulo Raquete e Luís Augusto aumentaram o "score".
O Cernache fez tudo para merecer o ponto de honra mas Pedro Marques negou-lhe os seus intentos.
No 16º jogo da nossa equipa estiveram presentes os seguintes atletas: Pedro Marques, Capim, V. Oliveira, Pedro Maria, Freitas, Minas, V. Sá, Chico Sousa, Murta, Trindade, Jorge Alexandre, Teixeira, Maná, Paulo Raquete, Luís Augusto, Moinhos, Joaquim, Chico Monteiro, Loureiro, Ramos, Fernando Martins, Ramiro, Cândido, Abel, Cortez e Valdemar.
compilação de texto de Pedro Maria