domingo, 21 de outubro de 2012

UNIÃO DE COIMBRA 5 ESTRELA STº ANDRÉ 1

INSPIRAÇÃO DE LUIS AUGUSTO NA BASE DA VITÓRIA
A nossa equipa regressou às vitórias e ao bom futebol, depois da goleada e exibição menos conseguida na jornada anterior frente aos viseenses. Ao receber a equipa alentejana Estrela de Stº André, conseguimos uma "mão cheia" de golos, com destaque para Luís Augusto, autor de quatro golos. Com a presença de muitos veteranos (das quais se destaca a de João Trindade, de regresso ao nosso convívio), Arinto teve a possibilidade de apresentar duas equipas durante a partida. Realizamos uma boa exibição, fomos pacientes a trocar a bola até atingir a baliza contrária. Gerimos o domínio do jogo, ora com posse de bola, ora com passes para as costas da defesa alentejana, beneficiando da velocidade de Jorge Alexandre. A equipa alentejana também mostrou qualidade e mereceu inteiramente o seu "golo de honra". De lamentar a lesão num braço de José Carlos, atleta da equipa alentejana, que o obrigou a ir ao hospital. Para ele um abraço do núcleo e rápidas melhoras. Nesta partida o núcleo homenageou José Manuel Viseu, um antigo dirigente unionista que deu muito de si ao clube da Cruz de Santiago. Fez parte de várias direcções e teve as mais variadas funções na estrutura do clube. Recebeu a "Cruz de Santiago", galardão máximo do clube e na época 1995/96 foi agraciado com a "medalha de mérito", prémio atribuído pela Direcção. Xico Monteiro, da "comissão de homenagens" entregou ao homenageado uma placa oferecida pelo núcleo.
Júlio Ramos, antigo presidente e figura carismática do nosso emblema, fez o "discurso do elogio" ao homenageado e destacou a grande dedicação que José Viseu sempre demonstrou para com o clube do seu coração. O capitão Freitas fez a entrega de lembranças a José Carlos, representante da equipa de Stº André, já com o braço engessado depois de um lance infeliz no jogo.

domingo, 7 de outubro de 2012

VISEU E BENFICA 7 UNIÃO DE COIMBRA 2

DIFERENÇA DE ATITUDE JUSTIFICOU O RESULTADO
Na terceira partida desta época, o nosso núcleo foi copiosamente derrotado pelos veteranos do Viseu e Benfica. Esta equipa viseense fez uma excelente exibição e é, certamente, das melhores que já defrontámos. Com bons executantes e um colectivo muito homogéneo a equipa da casa marcou um ritmo forte no jogo e a nossa equipa foi incapaz de o contrariar. Apesar disso até marcámos primeiro mas a reacção viseense não se fez esperar e, rapidamente, recuperaram o controlo do jogo. A nossa equipa, muito apática e a falhar nas marcações, não conseguiu "tirar a bola" à equipa contrária e sofremos uma forte pressão na nossa defensiva. O avolumar do resultado foi-nos desmotivando e os golos surgiram naturalmente. Os viseenses fizeram juz ao troféu que a sua cidade recebeu, como sendo a que tem melhor qualidade de vida do país, e recebeu-nos de forma magnífica.
Estiveram a assistir a esta partida entre viseenses e conimbricenses dois antigos futebolistas que representaram o União de Coimbra, nas suas épocas áureas: João Cavaleiro, a cumprimentar Eduardo do Viseu e Benfica e Luís Almeida (de costas) a conversar com Amado

domingo, 23 de setembro de 2012

C. D. GOUVEIA 0 UNIÃO DE COIMBRA 2

VITÓRIA EM DIA DE ANIVERSÁRIO
Integrado no 49º aniversário do C. D. Gouveia, o nosso núcleo foi convidado para abrilhantar a festa daquele clube serrano. Num jogo bastante competitivo a nossa equipa realizou uma exibição muito consistente e equilibrada, vencendo por 2 golos sem resposta. Depois de desperdiçarmos algumas oportunidades de golo, Murta e Fernando Martins, ainda no primeiro tempo, deram expressão à nossa supremacia no jogo. A equipa da casa procurou com afinco contrariar a nossa dinâmica, mas sem sucesso. No segundo tempo, Jorge Alexandre teve ainda ocasião para aumentar a vantagem, através da marcação de uma grande penalidade, mas permitiu a defesa do guarda redes contrário. A recepção dos gouveenses foi excelente e ficou bem patente a sua qualidade anfitriã.
Cartaz de divulgação do nosso jogo com o C. D. Gouveia
Em cima (esq. p/ direita): Daniel, Ramiro, Vítor Sá, Ramos, Vítor Oliveira, Fernando Martins, Abel, Vítor Duarte, Cândido, Teixeira, Loureiro e Pedro Maria. Em baixo (mesma ordem): Marcelino, Jorge Alexandre, Arcanjo, Capim, Joaquim, Freitas, Minas, Paulo Raquete, Monteiro, Murta e Amado

sábado, 15 de setembro de 2012

HOMENAGEM A LUÍS SIMÕES

16 de Setembro de 2011. De forma trágica, o Simões deixou-nos a todos num enorme vazio. 16 de Setembro de 2012. Vamos todos recordá-lo e homenagear a sua memória. Na Igreja do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, pelas 8h30m, vai realizar-se uma missa por sua alma, finda a qual se fará uma romagem ao cemitério de S. Martinho do Bispo. A esta homenagem associa-se também a equipa do Nogueirense, clube onde Simões trabalhava como treinador adjunto de Pedro Ilharco. No dia 20 de Setembro, 5ª feira, pelas 21H, na Igreja de S. Martinho do Bispo a família realiza nova missa pela alma do Luís Simões.
Simões (3º em baixo, a contar da direita) deu muito de si ao núcleo de veteranos

ARREGAÇA COM RELVADO SINTÉTICO

Vão iniciar-se, finalmente, as obras no velhinho campo da Arregaça, para a colocação de um relvado sintético. Depois de uma enorme "gincana burocrática" foi assinado esta semana, na Câmara Municipal de Coimbra, o auto de consignação entre as entidades envolvidas no processo. Assim, na próxima 2ª feira, dia 17 de Setembro, começarão as obras, que terão a duração prevista de 40 dias. O campo pelado, onde muitos de nós, veteranos, jogámos e treinámos durante épocas, vai ficar dotado de melhores condições, de que irão beneficiar as camadas jovens do clube. Podemos assim afirmar que, a partir de 2ª feira, "é o primeiro dia do resto da tua vida, Arregaça! "
17 de Setembro: o acto público da "primeira semente" do relvado sintético na Arregaça: representantes da autarquia, Luís Providência e Nuno Vicente, do clube, Carlos Felix, Fernando Regêncio e Pedro Santos (treinador dos juniores) acompanhados de João Trindade, do núcleo de veteranos.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

UNIÃO 1 FAFE 6

DERROTA NÃO RETIROU BRILHO A HOMENAGEM
O nosso núcleo entrou, desportivamente, com "o pé esquerdo" na nova temporada 2012/2013. Uma derrota caseira por números inquestionáveis, frente aos veteranos de Fafe, não retirou o brilho à noite de festa que o núcleo tinha preparado para homenagear José Carvalho, um sócio do clube com 85 anos de idade. Frente a uma equipa mais rodada, a nossa formação não teve argumentos suficientes para contrariar o jogo mais eficaz dos nortenhos. Seis golos contra apenas um da nossa equipa (Jorge Alexandre foi o marcador) revela a superioridade evidenciada pela formação que viajou de Fafe. Ao jantar, a homenagem a José Carvalho foi o ponto alto desta primeira jornada desportiva.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

REUNIÃO PREPARATÓRIA

Antes do início de mais uma época desportiva, o núcleo realizou uma reunião, na qual foram discutidos vários temas da vida do núcleo. Com uma vasta "ordem de trabalhos" e com um número de presenças assinalável (19 veteranos estiveram presentes), a reunião foi muito participada e foram analisados alguns aspectos bastante importantes. A constituição dos vários pelouros e seus responsáveis, a "situação financeira" do núcleo e a análise do calendário de jogos foram alguns dos assuntos que estiveram em cima da mesa.
HOMENAGENS- Nesta reunião foi também decidido, à imagem do que tem acontecido em épocas anteriores, continuar a homenagear unionistas que se tenham dedicado, "de alma e coração", ao clube que sempre fez parte das suas vidas. A primeira escolha recaíu sobre José Carvalho, sócio com 75 anos de idade que, sempre acompanhado pela sua "velhinha" bandeira, nunca faltou à chamada do seu clube. Assim, no próximo sábado, no jantar após o jogo com o Fafe, homenagearemos José Carvalho e a sua dedicação ao emblema da Cruz de Santiago.