quinta-feira, 1 de maio de 2014

VISITA DA ASIMARE (BRASIL) A COIMBRA

Os nossos amigos brasileiros da ASIMARE estarão em Coimbra nos próximos dias 5, 6 e 7 de maio. Do seu vasto programa destaca-se, no âmbito desportivo, um torneio triangular com o nosso núcleo, uma equipa da Câmara Municipal e a ASIMARE. Os jogos realizam-se no Estádio Municipal Sérgio Conceição, no dia 6 a partir das 18h30m. É este o programa completo da "visita brasileira":

         PROGRAMA 10º ENCONTRO DE VETERANOS
DIA 5 DE MAIO – 2ª FEIRA
18H - RECEÇÃO NO HOTEL MELIA
20H - JANTAR NO HOTEL MELIÁ

DIA 6 DE MAIO – 3ª FEIRA
9H – VISITA À UNIVERSIDADE; BIBLIOTECA JOANINA, TORRE E MUSEU MACHADO DE CASTRO – SÉ VELHA E DESCIDA QUEBRA-COSTAS


A comitiva brasileira na visita à Universidade de Coimbra
13H – JUNTO AO HOTEL ASTÓRIA – TRANSPORTE ALMOÇO ESCOLA DE HOTELARIA
17H30 SAÍDA DO HOTEL MELIA PARA O ESTÁDIO S CONCEIÇÃO
18H45 – INÍCIO DO TORNEIO INTERNACIONAL
18H45 – CÂMARA MUNICIPAL – ASIMARE
19H30 – UNIÃO DE COIMBRA – ASIMARE
20H15 – UNIÃO DE COIMBRA – CÂMARA MUNICIPAL
              21H – JANTAR NO HOTEL MELIÁ E ENTREGA DE PRÉMIOS

DIA 7 DE MAIO – 4ª FEIRA
               7HOO – SAÍDA PARA O AEROPORTO DE LISBOA
                  

sábado, 26 de abril de 2014

ADC ADÉMIA 2 U. COIMBRA 6

Arcanjo, Paulito, Luís Santos, Vítor Sá, Jorge Vaz, Vítor Duarte, Pedro Maria, Freitas, Abel e Cortez.
Amado, Nuno Raquete, Trindade, Paulo Raquete, Pinto, Murta, Toninho, Fernandes, Minas, Jorge Alexandre e Joaquim  
FUTEBOL VETERANO EM FESTA NA ADÉMIA

ADC Adémia 2
U. Coimbra    6
Jorge Vaz, Arcanjo, Pinto, Vítor Duarte, Luís Santos, Paulito, Amado, Nuno Raquete, Paulo Raquete, Trindade (cap) e Jorge Alexandre.
Jogaram ainda: Toninho, Minas, Vítor Sá, Fernandes, Joaquim, Murta, Pedro Maria, Fernando Martins e Freitas.
Outras presenças: Cortez, Abel, Monteiro, Regêncio, Teixeira e Vítor Oliveira.
Treinador: Fernando Freitas.
Jogo no Campo Ramos de Carvalho, na Adémia.
Árbitro: António José Matos.
Auxiliares: Carlos Vintém e Rui Rolas.
Ao intervalo: 0-3.
Marcadores: Idalécio (2) pelo Adémia e Jorge Alexandre (2), Fernando Martins (2), Nuno Raquete e Fernandes pelo U. Coimbra.

Integrado nas festividades do 34º aniversário do ADC Adémia realizou-se um encontro entre as equipas de veteranos do Adémia e do U. Coimbra. A partida decorreu de forma muito agradável e a natural supremacia dos unionistas sentiu-se ao longo de todo o jogo. A formação aniversariante bateu-se com galhardia e mereceu inteiramente os dois golos que obteve já no período final da partida. O fair-play e o respeito mútuo imperaram num jogo bem disputado e com oito golos, tendo-se destacado Idalécio, Jorge Alexandre e Fernando Martins com dois golos cada um.
O árbitro da partida teve uma boa atuação, muito facilitada pelo comportamento das duas equipas. No final do jogo realizou-se um jantar convívio, findo o qual houve troca de algumas prendas que estreitaram a amizade existente entre estes dois emblemas da cidade.
Jorge Carvalho, presidente do clube aniversariante, agradeceu a presença e colaboração dos veteranos unionistas e Freitas, em representação do U. Coimbra destacou o bom relacionamento que existe entre as duas equipas e revelou a disponibilidade do núcleo unionista para futuros encontros.
Equipa de arbitragem

Jorge Carvalho, presidente do Adémia, oferece prenda a João Trindade

Mário Rola, capitão do Adémia, também recebeu uma lembrança

Freitas entrega a nossa prenda a Jorge Carvalho


quarta-feira, 23 de abril de 2014

U. COIMBRA 5 S. L. MARINHA 0

A "foto de família" antes do início do jogo

U. Coimbra 5
SL Marinha 0
Pedro Marques, Toninho, Pinto, Vítor Duarte, Arcanjo, Nuno Raquete, Maná, Paulo Raquete, Gonçalo, Paulito e Jorge Alexandre.
Jogaram ainda: Monteiro, Murta, Amado, Freitas, Joaquim, Trindade, Fernando Martins e Pedro Maria.
Outras presenças: Cândido, Ramiro, Cortez, Vítor Oliveira, Vítor Sá, Marcelino e Regêncio.
Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Jorge Alexandre (4) e Paulito.
Fotos em cima: 
Maná controla as operações a meio campo, a lesão preocupante
de um atleta do S L Marinha (de referir que também Xico Monteiro se lesionou
com alguma gravidade, fazendo uma fractura no maléolo).
Na última foto, Paulo Raquete e o seu inconfundível pé esquerdo.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

U. COIMBRA 5 ESTRELA DO MAR 0


Rendimento mínimo deu para golear

U. Coimbra 5 - Estrela do Mar 0

Jorge Vaz, Monteiro, Luís Santos, Vítor Duarte, Arcanjo, Amado, Paulo Raquete, Nuno Raquete, Maná, Fernando Martins e Jorge Alexandre.
Jogaram ainda: Toninho, Gonçalo, Trindade, Minas, Ramos, Freitas, Fernandes, Pedro Maria, Murta e Joaquim.
Outras presenças: Ramiro, Cortez, Abel, Cândido, Vítor Oliveira e Zé Vítor.
Treinador: Joaquim Loureiro.
Jogo no Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro.
Árbitro: Carlos Rafael.
Auxiliares: Rui Pereira e Mário Alves.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores: Jorge Alexandre (2), Fernando Martins, Maná e Paulo Raquete.
Sem ter feito uma exibição de “arregalar os olhos” as velhas guardas unionistas receberam e golearam os veteranos do Estrela do Mar (Marinha Grande), numa partida que teve como palco o excelente relvado do “Sérgio Conceição”. Com um início de jogo algo titubeante, os comandados de Joaquim Loureiro permitiram aos homens da capital do vidro chegar com perigo à baliza de Jorge Vaz. A formação de Coimbra assentava o seu jogo em lançamentos em profundidade para o veloz Jorge Alexandre o que criava muitos espaços entre os setores da equipa. E era nesses espaços que os forasteiros “complicavam a vida” aos da casa. Chegados ao intervalo a vencer por 2-0, com Fernando Martins e Jorge Alexandre (grande golo) a fazerem balançar as redes contrárias, a equipa unionista manteve alguma irregularidade no segundo tempo. No entanto, acabou por fazer o "quanto baste" para marcar uma mão cheia de golos. A alternância entre o bom e o sofrível marcou o seu futebol e a equipa marinhense ia “fazendo pela vida”, lutando até à exaustão. Nos períodos bons os unionistas ainda marcaram mais três golos.

domingo, 30 de março de 2014

LOURINHANENSE 1 U. COIMBRA 2

Em cima: Loureiro, Cortez, Pedro Maria, Pedro Marques, Arcanjo, Luís Santos, Ramiro, Fernando Martins e Abel.
Em baixo: Trindade, Murta, Jorge Alexandre, Vítor Sá, Amado, Monteiro, Paulo Raquete e Freitas.

VITÓRIA UNIONISTA COM TODOS OS "INGREDIENTES"
As partidas entre estes dois núcleos têm sempre garantia de qualidade. E este jogo, realizado na Lourinhã, não fugiu à regra.
Também como habitualmente, a formação de Coimbra deslocou-se à Lourinhã bastante desfalcada, com apenas 14 jogadores “utilizáveis”. Mas é também nestas circunstâncias que, normalmente, leva de vencida a equipa de Alfredo Santos.
Este foi um jogo com todos os “ingredientes”. “Rasgadinho”, emoção quanto baste, incerteza no marcador, decisões “polémicas” da equipa de arbitragem e alguns lances (de parte a parte) a “ultrapassar as marcas”.
Consciente das suas limitações a equipa unionista jogou com forte determinação e muito concentrada. Os sectores jogaram muito unidos e com grande entre ajuda. O Lourinhã criava perigo principalmente através do seu excelente avançado Ricardo Viola. Fernando Martins colocou a equipa unionista em vantagem, aproveitando uma jogada rápida de Jorge Alexandre pela direita. A reação da equipa da casa não se fez esperar e Paulo (penalty duvidoso) igualou.
Na segunda parte a formação da Arregaça “cerrou fileiras”. Espírito de sacrifício e muita entrega ao jogo dificultaram as ações ofensivas dos anfitriões. Paulo Fonseca e Trindade desperdiçaram flagrantes oportunidades e foi novamente Fernando Martins, ao aproveitar uma falha defensiva, a marcar o segundo golo.
A excelente relação entre estes dois núcleos ficou bem vincada no convívio gastronómico após o jogo.

segunda-feira, 24 de março de 2014

U.COIMBRA 3 RESENDE 1


Na estreia de convívios desportivos frente ao G.D. Resende os veteranos venceram por 3-1
 MARCAR PRIMEIRO, GERIR DEPOIS

União de Coimbra: Jorge Vaz, Monteiro, Pinto, Vítor Duarte, Luís Santos, Ramos, Paulo Raquete, Nuno Raquete, Amado, Fernando Martins e Jorge Alexandre.

Jogaram ainda: Toninho, Trindade, Murta, Pedro Maria, Joaquim, Arcanjo, Minas e Freitas.
Treinador: Fernando Freitas.
Outras presenças: Abel, Cortez, Cândido, Loureiro, Fernandes, Vítor Oliveira, Zeca e Ramiro.

Campo da Arregaça, em Coimbra.
Árbitro: Carlos Rafael.
Auxiliares: Rui Gomes e Alberto Gomes.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores: Jorge Alexandre (3) pelo U. Coimbra e Teixeira pelo G. D. Resende.

Na estreia com mais uma equipa de veteranos, o G. D. Resende, os veteranos unionistas averbaram nova vitória. O resultado final não espelha as dificuldades que a equipa de Coimbra sentiu, já que a formação de Resende se apresentou no campo da Arregaça com um futebol de qualidade, e fez brilhar, nalgumas ocasiões, o guarda-redes Jorge Vaz.
Valeu, na ocasião, a velocidade e inspiração de Jorge Alexandre, mais uma vez o marcador de serviço dos unionistas. Globalmente a equipa da casa também efetuou um bom jogo, com uma boa ligação entre setores, principalmente no primeiro período da partida. De alguma forma, pode dizer-se que a equipa orientada por Fernando Freitas marcou na primeira parte e geriu o marcador na segunda.
Os forasteiros discutiram o jogo até final e o golo que marcaram conferiu justiça ao resultado.
A formação de Resende valorizou a nossa vitória

segunda-feira, 17 de março de 2014

ENTREVISTA COM JOÃO TRINDADE

Depois das comemorações do 20º aniversário do núcleo de veteranos do C.F.União de Coimbra, cujo êxito se deveu, em muito, ao extraordínário trabalho da comissão constituída para o efeito, conversamos com João Trindade que respondeu a algumas questões do nosso blog:
Trindade analisou os 20 anos do núcleo

- Qual o balanço que fazes de 20 anos de existência do núcleo?

JT - Quando o Núcleo foi constituído nunca imaginei a dimensão que ele atingiria na divulgação do clube, da cidade e da região, como também na aglutinação da família unionista.
Dessa dimensão resulta a consequente responsabilidade que temos sabido assumir. Daí o facto de várias entidades e empresas terem não só confiado em nós, como incentivado e colaborado nas nossas iniciativas.
Estou convencido que poderíamos ter ido mais além, sobretudo na consolidação e credibilização do nosso União, se tivéssemos tido a compreensão e recetividade das últimas direções do clube.
Gostaria que se mantivesse no Núcleo o lema de que “Não somos uma equipa de futebol” com tudo o que tal implica. Temos procurado estar bem não só nas quatro linhas, mas também no aspeto social.

- Qual a tua opinião sobre as comemorações do 20º aniversário?

JT - Numa altura em que o União atravessa a mais grave crise da sua história o objetivo principal foi conseguido, dar a conhecer à cidade que o clube tem uma massa associativa que vive o seu União e que chora a situação em que o mesmo se encontra. Conseguimos juntar a família unionista.
Por outro lado permitiu-nos manifestar a nossa gratidão e reconhecimento por aqueles que têm colaborado connosco, que deram muito ao clube, e lembrar outros que deixaram Referimo-nos ao ex-Presidente da Câmara da Calheta (Madeira) - Baeta de Castro- que ao longo de mais de uma década recebeu as gentes de Coimbra duma forma inesquecível.
- Vereador do Desporto na Câmara de Coimbra até 2013- Luís Providência pela forma como colaborou, incentivou e confiou no Núcleo na realização de vários eventos desportivos que permitiram fortalecer os laços de amizade não só com várias cidades do continente, como com a Calheta e a ASIMARE (Associação Internacional de Masters do Recife) - Brasil.
- Ex- presidente da Direção do Clube de Futebol União de Coimbra, Pinto Ferreira que dedicou uma grande parte da sua vida de dirigente ao nosso Clube.
- Atleta do Clube e do Núcleo o falecido Luís Simões.